14 set a 3 out 2021

residência em criação

Centro de Artes Performativas do Algarve CAPa

and still we move

Joana Castro e Maurícia Neves

Portugal

conceção, direção, paisagem sonora e performance Joana Castro e Maurícia | Neves
aconselhamento André Uerba
desenho de luz a definir
figurinos Carlota Lagido

and STILL we MOVE é um manifesto de amor. Dois corpos entrelaçados, camuflados em si, centrados na escuta um do outro. Respiram o mesmo ar, entre bocas, mãos que seguram, travam, deslizam, órgãos que encontram um ritmo comum, como um único corpo pulsante amplificado no tempo e no espaço.
Este é o ponto de partida para uma performance que surge da vontade de deslocar estes dois corpos em permanente contacto, do campo privado para o público. Interessa-nos questionar e reconfigurar a relação entre estes dois pólos, tendo como referência diversas obras de arte queer, entre elas “The kiss” de Man Ray, “Two Nudes in the Forest” de Frida Kahlo, “Le Sommeil” de Gustave Courbet ou “Two women in embrace” de Egon Schiele.
Este projeto centra-se entre a dança e a performance. Dois corpos que se movem entre si e um com o outro, criando diferentes relações entre estes e o espaço circundante.
“and STILL we MOVE” é político. Questiona as fronteiras entre o privado e o público, colocando em evidência problemáticas como identidade de gênero, sexualidade e animalidade dos corpos, rompendo com ideias preconcebidas do corpo da mulher, enquanto objeto erotizado e sexual, servindo o prazer do homem heteronormativo. Como artistas independentes, que desenvolvem um trabalho entre a dança, a performance e o som, interessa-nos particularmente colaborar neste projeto, por nos identificarmos com a linha estética e artística uma da outra, desenvolvendo um trabalho em torno da identidade, explorando o corpo e a voz como elementos comuns, mas ainda assim com identidades artísticas e personalidades dispares, estamos interessadas em explorar corpos que desafi(n)am esse lugar e nos conduzam a um novo universo artístico comum.