1 a 7 ago 2023

residência de criação

Centro de Artes Performativas do Algarve CAPa

geometria de experiencia

Natalia Jímenez Gallardo

Espanha

direção e criação Natalia Jiménez Gallardo
conceito Jorge Gallardo e Natalia Jiménez
composição musical e espaço sonoro Lucía Martínez
interpretação e co-criação Anna Katalin, Victor Zambrana, Mei Li Dong Páez, Natalia Jiménez
desenho de luz Irene Cantero
espaço cénico Ángela López
assistência de direção Jorge Gallardo
olhar externo Iris Heitzinguer
figurinista Marisa Gallardo
fotografia Felipe Rodríguez
vídeo Jose Cunquero
gráfica Mercè M.Tarrés
imprensa María Román
produção Ángeles Roquero
apoio ICAS, Munícipio de Sevilha
colaboração Centro de Criação Coreográfica CCCA, Agência de Instituições Culturais, Centro Cultural La Villa, LA Rinconada e Espacio Vacío

© Felipe Rodriguez

Geometría de experiência é a mais recente criação de Natalia Jiménez em que uma linguagem coreográfica é construída no palco com 4 bailarinos e um percussionista, formando juntos e em relação ao espaço, um único corpo interdependente.
No seu novo campo de exploração, a coreógrafa trabalha no ajuste contínuo que os corpos fazem para sobreviver. Uma sensação de interdependência que surge entre tudo o que tem agência, e que nos fala de um presente instável, com fricções, desordens e dissonâncias.
Na composição surgem linhas, tensões, paralelismos, triangulações, vórtices e estados de espírito, provocados por essa relação contínua que nos define. A composição musical de Lucía Martínez, no palco, funciona como uma roda giratória, gerando novos espaços a cada ciclo. A mudança, também a da idade, torna inevitável uma contínua adaptação espaço-temporal. Durante o processo de criação e numa primeira fase, Natalia estabelece uma colaboração artística com a ilustradora Mercé Moreno como narradora gráfica para a construção coreográfica (caligrafia do movimento).