3 a 12 jun 2024

residência de criação

Centro de Artes Performativas do Algarve CAPa

labia

Jo Castro

Portugal

conceção e direção artística Jo Castro
desenho de luz, paisagem sonora e performance Jo Castro, Lui L’Abbate e Rezmorah
participação no processo João Leonardo
figurinos e esculturas cénicas ROD
vídeo-instalação e registo audiovisual do processo Francisca Manuel
bolsas de investigação Programa Reclamar Tempo_ CAMPUSpcs, Teatro Académico Gil Vicente e Teatro de Ferro
residências de investigação CAMPUSpcs, Teatro Académico Gil Vicente e Teatro de Ferro
apoio à criação e residências artísticas Trust Collective, Devir Capa, A Gráfica, Câmara Municipal de Setúbal, Rua das Gaivotas 6, O lugar do Meio, Teatro Municipal da Guarda, Teatro Municipal do Porto
bolsas de criação OSSO Associação Cultural, Asta – Teatro e Outras Artes e Câmara Municipal de Setúbal
residência de coprodução O Espaço do Tempo

é um projeto de investigação autobiográfico de carácter processual permanente, que nunca se fixa, mas que se transforma em cada momento e espaço que ocupa. Partindo da identidade não-binária como ação de desestabilização da própria identidade, este projeto é um encontro entre artistas multi e transdisciplinares, que navegam entre mundos sem se encerrar em formas enraizadas de operar, numa coexistência e ressignificação das suas (res)(ex)istências.
Aliada a um pensamento transfeminista interseccional, LABIA propõe a urgência de devir- coletividades preservando as subjetividades e relação desierarquizada entre estas. Um universo que possibilita extrapolar, transcender a materialidade individual e corpórea, desfazendo a lingua(gem) colonizadora e binária, propondo discursos da língua a partir do seu gesto, ampliando as suas múltiplas possibilidades, num processo artístico e de vida sem fim.
Por fim, criam-se outros sentidos e abrem-se espaços para o encontro com uma estética de travessia na direção de futuros (̶ı̶n̶)imagináveis de expansão existencial no aqui e agora.

site
instagram
vimeo
soundcloud