1 a 9 ago 2022
residência de criação
Centro de Artes Performativas do Algarve CAPa

raízes
Universo Paralelo
Portugal
coreografia e interpretação Magnum Soares
dramaturgia Pedro de Filippis
assistência cénica e coreográfica Guto Martins
música original André Xina
desenho de luz Luís Moreira
acompanhamento artístico Adriana Melo
produção Inês Afonso / Universo Paralelo
parceiros Cia. InsanaCena
apoio à residência artistica Casa da Dança, Centro de Experimentação/Município da Moita, DeVIR/CAPa e Produções Real Pelágio, Associação Cultural
apoios Câmara Municipal de Lisboa
projeto financiado pela República Portuguesa – Ministério da Cultura
©Luís Conde
Raízes parte de uma reflexão sobre o impacto da mineração no Brasil, no qual o maior desastre tecnológico de dimensões sociais e ambientais do mundo associado à mineração, responsável pela destruição de Bento Rodrigues (Mariana, Minas Gerais, Brasil), ganha visibilidade. O espetáculo, de carácter documental e autobiográfico, nasce da necessidade do criador de se expressar sobre o tema, ao mesmo tempo que o redescobre, o transporta para a atualidade e se reencontra com as suas origens.
Magnum pretende encurtar as distâncias entre o seu país de origem e o que é agora a sua casa, numa fusão entre relembrar o passado e prevenir o futuro, unindo acontecimentos que podem resultar nas mesmas consequências desastrosas.
O espetáculo é marcado por uma fusão de elementos artísticos como dança e artes plásticas, memórias e relatos dos habitantes de Bento Rodrigues. Neste, o criador encontra a sua voz política, pretendendo contribuir para a consciencialização acerca do papel individual e coletivo na sociedade diante de questões ambientais e sociais.