18 a 24 dez 2023
residência de criação
Centro de Artes Performativas do Algarve CAPa

ReNascer/ CoMover
Cristina Benedita
Portugal
direcção do projecto, criação, interpretação, dança e voz Cristina Benedita
co-criação, vídeo, consultoria em embriologia, interpretação, dança Maria Matos
co-criação, composição musical, interpretação, performance, voz, imagens e ambientes Sonoros Genoveva Faísca
© Silvestre Faísca
Onde começa todo e qualquer movimento? O que envolve o corpo antes de nascer, expandindo a percepção cinestésica, numa imersão dançante e cantante, com o som das águas musicais do oceano in-útero e ritmos do coração?
O que nos CoMove para um ReNascer?Vivendo a dança em estados de alinhamento com o próprio corpo, inspiradas na primeira fase da vida, na embriologia, com estímulos de movimentos possíveis e pelo som da água, pela forma como a dança se desenrola, numa prática de presença e participação num processo intensivo de Colaboração. A organicidade do meio é transmitida através de paisagens sonoras e elementos com voz-e-movimento, ligando a interpretação subjectiva ao que é ouvido. Ligar o imersivo ao performativo, sentir em consciência o corpo, usar a imagem onírica, quem sabe a poética e a subjectividade, para criar danças, sons, vocalizações, ambiências. Queremos experimentar conceitos não fechados em si mesmos, nem absolutos, usando referências e mapeamentos do movimento que vai formando as células corporais, experimentando e ganhando consciência da sua génese, numa prática de visualização e consequentes danças emergentes. A incorporação é uma capacidade das células se sentirem em experiência directa consigo mesmas, sem intermediários nem traduções.
Um exercício de posicionamento no mundo, colocando-nos ao mesmo nível do início do todo, da Terra, do ar, da água, das plantas, dos animais. Experimentemos.