18 a 23 mar 2024

residência de criação

Centro de Artes Performativas do Algarve CAPa

zénite

Sílvio Vieira

Portugal

direção artística e de projeto Sílvio Vieira
conceção do Teatro Zénite Rafael dos Santos e Sílvio Vieira
consultoria de João Mendes Ribeiro
cocriação e interpretação Anabela Ribeiro, André de Campos, Catarina Rabaça, Gaya de Medeiros, Márcia Cardoso, Miguel Galamba e Rita Cabaço
cenografia e desenhos Rafael dos Santos
figurinos Marine Sigaut
desenho de luz Pedro Guimarães
vídeo Carlos Conceição
produção executiva Daniela Leitão
produção outro
coprodução Teatro Nacional D. Maria II
residências artísticas DeVIR CAPa (Faro) e UMCOLETIVO (Portalegre)
parceiros República Portuguesa | Cultura, Polo Cultural Gaivotas | Boavista, Mirabilis Films, Ser+ Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida, e Coffeepaste
agradecimentos Ângela Rocha, Miguel Ponte, Centro Cultural de Belém, LARGO Residências

ZÉNITE foi sonhado e concretizado com o especial apoio da Casa Santos Lima

ZÉNITE encerra uma trilogia de espetáculos que dialogam de forma única com o espaço. Este espetáculo estreará no Teatro Zénite, uma obra cenográfica construída ao ar livre a partir do entulho das obras de requalificação do Teatro Nacional D. Maria II.
Uma obra que dialoga construtivamente com o problema da escassez de espaço, ao mesmo tempo que aprofunda os limites da proposta artística de criação no, do, e para o espaço. O nascimento do Teatro Zénite a partir do entulho histórico do D. Maria II é ao mesmo tempo um gesto concreto e simbólico, arqueológico e voltado para o futuro.
A palavra “zénite” sugere verticalidade e céu, ambos familiares à ideia de sagrado. O espetáculo marca um retorno à natureza e à ação humana e ritualística da sua contemplação por um coletivo em assembleia — o mesmo gesto vertical e religioso que estará na origem da arte.

site
instagram