28 abr a 10 mai 2025

residência de criação

Centro de Artes Performativas do Algarve CAPa

sur le nature des choses invisibles 

Monia Montali & François Bodeux

Bélgica

conceito e direção Monia Montali & François Bodeux
performance Alienor H, Jef Stevens, Monia Montali
co-produção em curso
voz Alienor H
composição sonora Miquel Casaponsa
coreografia Monia Montali
luz e cenografia François Bordeaux
dramaturgia Antia Diaz

©omero.studio

“Sur la Nature des choses invisibles #2” faz parte de um ciclo multiforme de performances e instalações onde surgem formas alternativas de olhar e de se relacionar com os sentidos. Estamos a tentar criar dispositivos que alteram a experiência do tempo, deslocam o olhar do espetador e abrem novas áreas da imaginação.

SNCI #2 foi inicialmente concebida como uma instalação em loop. Um disco luminoso está suspenso num espaço vazio e irradia uma luz densa e quente. Entre a fonte de luz e o olhar do público, filtros dão corpo e volume à luz. O dispositivo tecnológico adota um padrão complexo em que variáveis aleatórias influenciam cenários pré-determinados. Como resultado, o olho experimenta um campo de percepção em que a luz passa de um estado de substância de todo o espaço – um espaço irradiado de cor. A subtileza do dispositivo lembra-nos que ver não é equivalente a apreender o que vemos.
No DeVIR/CAPa trabalharemos numa performance de 30 minutos como uma inflexão dentro da instalação. Com a performer e cantora Aliénor H. exploraremos a relação entre o corpo, o disco de luz e o ambiente sonoro processado em tempo real.

site
instagram